JARDIM 2

1º BIMESTRE

Português
Interpretação de ações e cenas
Ordenação de cenas
Imitação de gestos
Descrição de pessoas, animais, objetos- representação através de desenhos
Matemática
Antes/depois/Grande/pequeno/Maior/menor/Curto/
Comprido/Alto/baixo
Mesmo tamanho
Cores(trabalho c/os objetos, ambientes e vestuário do cotidiano das crianças)
Estudos Sociais
Atitudes sociais (condutas) e de boas maneiras
Quem é você?
Família – como vive,com quem, etc
Ciências
O dia a dia da criança
Alimentação e desenvolvimento do corpo
Corpo humano (noções básicas)
Higiene
Educação Artística
Expressão plástica com cores
Expressão corporal com música, teatro
Desenho (livre)
Pintura (livre)
Impressão (utilizando diversos materiais)
Recorte a dedo
Alinhavo
Montagem

2º BIMESTRE

Português
“Leitura”:
Interação com gravuras / identificação de personagens / escolha de títulos / criação de histórias
Distinção entre desenho / escrita / letra e números
Escrita espontânea
Matemática
Cheio/vazio
Grosso/fino
Na frente/atrás
Longe/perto
Primeiro/último
Cantar os números de 1 a 5, se for o caso até 10
Estudos Sociais
Casa – como é/o que tem/ como se usa cada ambiente
Diferentes moradias( prédio, casa, etc)
A rua
Ciências
O vestuário usado de acordo com o tempo
Cuidados com a casa e com o próprio corpo
Experiências com água
Educação  Artística
Cantigas de roda
Dança (livre)
Exercícios de locomoção com obstáculos/ mudanças de direção
Acompanhamento de músicas com palmas e outras partes do corpo
Ritmos ( pesquisar com as crianças)

3º BIMESTRE

Português
Palavras significativas (o próprio nome / letras iniciais, número de letras que contém)
Introdução às questões dos símbolos(farol, letras, tipos de animais, pessoas, sinais faciais e o que indicam etc.)
Escrita espontânea
Matemática
Formas ( trabalhar as diferenças e semelhanças entre as diferentes formas que existem no ambiente da escola )
Introdução dos números de 0 a 3 relacionando-os às quantidades
Estudos Sociais
Noções de rotina e sequências/ o que você faz todos os dias ?
Direitos e deveres – cooperação
Ciências
Trabalhar as cores, cheiros, texturas, etc
Pomar, horta e jardim
Educação Artística
Dramatizações
Mímicas (adivinha o que é, cenas do cotidiano de situações que as crianças conhecem como: casa, escola, médico etc.)
Reconhecimento, localização das partes do corpo e suas diversas posições possíveis
Poemas
Pintura (explorar técnicas e materiais diferentes com expressão livre)
Desenho (livre e de interpretação de histórias contadas antecipadamente)// Dobraduras (livres)
 

4º BIMESTRE

Português
Representação de pessoas, animais, objetos, cenas e situações através de desenhos
Escrita espontânea//Introdução ao reconhecimento das letras do nome próprio e dos colegas
Matemática
Expandir os números de 0 a 5
Noções de quantidade
Noções de sequência
Estudos Sociais
Animais domésticos
Animais selvagens
Ciências
Importância da chuva
O céu e a terra durante o dia e durante a noite/diferenças
Educação Artística
Habilidades com as mãos e partes específicas do corpo (exploração em
jogos, dança, teatro e atividades físicas)
Identificação e discriminação de ruídos,sons e silêncios distintos(pesquisar)
Musica ( pesquisar e mostrar a variedade de estilos : rock, clássica,
samba, etc…)