JARDIM 1

OBSERVAÇÕES GERAIS

- Verbalizar suas atividades, conversar freqüentemente (falar com as crianças contribui para a construção da linguagem);
– Cantar, dançar, brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
– Narrar fatos e pequenas histórias levando as crianças a conhecerem algumas manifestações culturais;
– Aproveitar todos os momentos, dando para a criança a oportunidade de desenvolver sua linguagem, além de afeto, alimentação, higiene, sono…
– Observar as reações e o desenvolvimento individual; levar as crianças a descobrir e conhecer progressivamente seu corpo (potencialidade e limite);
– Oferecer desafios de independência, observando sempre o que as crianças já podem fazer sozinhas;
– Estimular a curiosidade, atitudes de interesse e participação, valorizando a expressão e as diferenças;
– Exploração do ambiente, de objetos e de pessoas através do sentir e perceber concretamente, com experiências reais;
– Atividades basicamente motoras e de linguagem, pois é nessa fase que ocorrem duas conquistas: a locomoção e a fala;
– Favorecer a comunicação, interação social, sentimentos de cooperação.

TRABALHAR DURANTE O ANO TODO

1. Localização auditiva de estímulos sonoros;
2. Imitar sons, reconhecer vozes;
3. Cheirar coisas diferentes;
4. Identificar gostos;
5. Nomear partes do corpo, relacionar com atividades diárias, fazer exercícios físicos e de relaxamento, movimentar o corpo de acordo com histórias e músicas;
6. Exercícios imitativos;
7. Saltos, movimentos com o corpo.

 LINGUAGEM PLÁSTICA

8. Garatuja, pintura a dedo;
9. Recorte a mão;
10. Modelagem.

LINGUAGEM MUSICAL

11. Palmas, corridas, marchas, interpretação livre, músicas com gestos. Trabalhar músicas populares brasileiras, que as crianças não t
12. Canto com expressão livre, individual, grupal;
13. Acompanhamento com instrumentos ou expressão corporal
14. Estímulo à espontaneidade e acréscimo de vocabulário;
15. Dança criativa, roda, brinquedo cantado.

LINGUAGEM CORPORAL

16. Imitar veículos, animais, brinquedos com bolas, bastões ou cordas, brinquedos de roda, dança, estátua;
17. Andar, marchar, saltitar, correr, pular;
18. Exercícios de coordenação do corpo todo, das mãos, dos pés, pernas, pescoço e lançamento de objetos;
19. Higiene alimentar;
20. Higiene corporal;
21. Hábitos de higiene.

COORDENAÇÃO MOTORA

Manual: pintar com a mão, colorir com os dedos, recortar com os dedos, rasgar, picar papéis, dobrar papéis, encaixar peças de jogos, montagens livres e dirigidas, traçados livres, abrir e fechar, tampar e destampar.
Psico-motora: andar sobre traço no chão, encaixar formas, acompanhar com o dedo um risco na lousa ou no papel.