NOSSA ESCOLA

 O QUE É O NÚCLEO EDUCACIONAL “PROFª ANETTE”

 

Criada em outubro de 1997, o Núcleo Educacional “Profª Anette” é uma escola de educação infantil que contribui com a formação da criança durante a primeira etapa de sua vida, tendo por objetivo o desenvolvimento integral de suas potencialidades enquanto pessoa, de forma a despertar-lhe a curiosidade, o interesse pelo saber, a responsabilidade, a criatividade e o espírito crítico.

Como filosofia de trabalho planejamos atender aos interesses e necessidades da criança de acordo com a faixa etária, organizando o espaço e a rotina de modo a possibilitar o brincar espontâneo, a exploração, atividades dirigidas e vivência de contínuas experiências num ambiente estimulante afetuoso e seguro.

Entendemos que os projetos são atividades ricas que propiciam o conhecimento dos direitos e deveres do cidadão, cultivando o respeito e a educação, dentre eles: biblioteca, reciclagem de lixo, feira de ciências, exposições, artes visuais, meio ambiente, esportes,  festa junina, festa de encerramento, etc., favorecendo assim a integração escola/família.

No Núcleo Educacional “Profª Anette” consideramos que a criança aprende através da brincadeira, e brincando ela imita, imagina, representa e comunica de uma forma própria, pois brincar é uma atividade interna da criança, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira.

Acreditamos que o educador trabalhando a afetividade e o amor como base da relação com nossas crianças, instigará qualidades artísticas, principalmente criatividade e fantasia; ou seja, ser amigo, educar, ensinar e aprender com os alunos.

ADAPTAÇÃO, UM PROCESSO VIVIDO POR TODOS

Recomendamos que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com o espaço, a construção da rotina, o estabelecimento de vínculo com os educadores e o grupo de crianças com as quais irá conviver, porém a escola se reserva o direito de determinar o término deste período, que é variável e depende de vários fatores. Tudo é muito bem planejado e preparado para que a criança seja bem acolhida.

A criança reage a esta vivência de diversas formas, mas o conflito básico é o mesmo: o deslumbramento e o medo provocado perante o novo, alimentado de fantasias de abandono, pois a separação, é o grande desafio, tanto para elas como para seus pais, porém é uma vivência fundamental para sua vida. Afinal, temos de nos adaptar sempre que passamos a fazer parte de um novo contexto, em vários momentos da nossa vida, mas vale lembrar que quanto menor a idade, mais intenso o processo.

Como já foi dito anteriormente, as reações podem variar muito, tanto em relação às manifestações emocionais quanto ao tempo necessário para se efetivar o processo, por isso, a Escola tem flexibilidade diante dessas singularidades ajudando a tranqüilizar os pais e as crianças nestes momentos.

IMPORTANTE: É também de suma importância que a criança não falte neste período, a não ser em casos de doença, pois uma quebra nesse momento pode significar “começar tudo novamente” causando um desgaste muitas vezes desnecessário tanto para a criança, para os pais e para o educador responsável pela adaptação.

- NOSSA ROTINA, ALGUMAS DE NOSSAS ATIVIDADES E NORMAS DA ADMINISTRAÇÃO -

Os momentos que aqui vivemos são orientados por uma rotina que propõe a participação, pautando-se em “combinados” (nos quais todos têm as mesmas responsabilidades e direitos) e situa a criança no tempo e no espaço. Nosso dia começa com a roda. Após a roda, iniciamos atividades que estão relacionados ao conteúdo pedagógico desenvolvido para cada faixa etária.

ATIVIDADES OPCIONAIS: Judô e Ballet 

HORA DA RODA

Momento de conversas, dinâmica presente nas rotinas do Maternal ao Pré e é considerado um dos mais importantes momentos onde as crianças podem trocar idéias e falar sobre suas vivências. Também na roda o educador pode desenvolver atividades que estimulam a fala, a construção do conhecimento através de códigos e linguagens, como por exemplo, marcação do dia no calendário, sorteio do ajudante do dia, brincadeiras com crachás contendo o nome das crianças, jogos dos mais diversos tipos e aproveitar também para fazer combinados para uma boa convivência grupal, apresentar atividades que serão realizadas (agenda da sala) e retomar situações vividas e avaliá-las, refletir sobre as conquistas e dificuldades do grupo garantindo sua unidade, etc.

 AD – ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

Como o nome já diz, no momento da AD, a professora organiza e prepara, antecipadamente, vários “cantinhos” na sala com jogos, brinquedos e propostas que apresentem desafios para as crianças explorarem tais como: encaixe, memória, associação, etc. Esta dinâmica visa trabalhar a interação entre as crianças e crianças e educadoras, assim como cultivar o respeito e a colaboração  favorecerecendo a organização espacial, a concentração, observação, além dos desafios pedagógicos propostos pelos jogos. Essa atividade é desenvolvida do Maternal ao Pré, de acordo com a faixa etária e planejada antecipadamente pelas educadoras, servindo também de instrumento de observação, estímulo e avaliação.

PROJETOS

Projeto de trabalho os quais partem de pesquisas e estímulos dos professores e que são desenvolvidos a partir do interesse despertado em cada turminha. Entendemos que os projetos são atividades ricas que propiciam o conhecimento dos direitos e deveres do cidadão, cultivando o respeito e a educação, além de ampliar conhecimentos gerais e aguçar a curiosidade nas crianças.

INGLÊS

Incorporado ao currículo da Escola, temos aulas de Inglês para crianças a partir de 4 anos dando prioridade a produção oral e projetos baseados em comemorações com a finalidade do conhecimento de diversas culturas relacionando suas semelhanças e seus contrastes. As aulas são ministradas por professores especializados, duas vezes por semana.

FAZ-DE-CONTA

Atividade regular para todos os grupos, cuja proposta é que o real seja adaptado, adequadamente, à criança em um espaço organizado com brinquedos e objetos característicos de casa, escritório, carro, consultório, etc. pois a criança principalmente, no período pré-escolar necessita de simbolismos mais diretos que lhe permitam reviver os acontecimentos vivenciados ao invés de fazer evocações mentais como fazemos nós adultos. De um modo geral, o jogo simbólico pode servir ainda para resolver conflitos, compensar necessidades não satisfeitas, para viver ou inverter papéis (obediência e autoridade), etc.  

BIBLIOTECA

Acervo com diversos temas e tipos de literatura infantil. As crianças vivenciam o contato com os procedimentos adequados ao ambiente: silêncio, concentração, respeito com a leitura do outro, cuidado com os livros e devolvê-los nos dias marcados, cultivando assim, sentimentos e atitudes importantes para seu desenvolvimento e organização.

RECICLAGEM DO LIXO

Atividade que favorece o conhecimento e a conscientização da preservação do meio ambiente. O lixo é aproveitado e separado pelas crianças para a confecção de brinquedos e trabalhos e a família interage separando-o com as crianças em casa e enviando os materiais limpos e lavados para a escola.

 ARTES VISUAIS

Centrado na exploração, expressão, produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas, propiciando o desenvolvimento de uma criação pessoal através do prazer lúdico como gerador do processo de produção propomos levar a criança a buscar as diferentes formas de expressão e valorizar as diferenças, desde uma proposta de desenho livre até releituras de obras de artistas consagrados.

CALENDÁRIO DE CORES

Nosso calendário foi criado usando cores correspondentes a cada dia da semana para tornar mais concreta e perceptível a relação das crianças com o tempo, desta forma, as turminhas podem marcar fatos já ocorridos e os futuros, tais como aniversários, datas comemorativas, passeios e até mesmo perceberem a rotina dos dias da semana em que há aulas de inglês, judô, ballet, biblioteca, dia do brinquedo, etc.

PASSEIOS E ESTUDOS DO MEIO

Considerando a importância dos passeios com os colegas promovemos alguns passeios e estudos do meio. A escolha do local é determinada pelo objetivo pedagógico e leva em conta a segurança do lugar. As crianças são preparadas para esta atividade realizando um trabalho que exige independência e responsabilidade. Geralmente, são planejados dois passeios: um no primeiro semestre e outro no segundo. Eles são escolhidos criteriosamente, para que sejam coerentes com o trabalho pedagógico e a faixa etária das crianças.

REUNIÕES DE PAIS E MESTRES

Pretendemos, nessas reuniões, expor e esclarecer o trabalho desenvolvido com as crianças na Escola ou apresentar um tema específico de interesse comum a cada grupo. Assuntos de caráter individual pertinentes a criança, poderão ser agendados e tratados particularmente, com a Professora, Coordenadora Pedagógica e ou Diretora e Mantenedora (dependendo do caso).

AVALIAÇÃO

A avaliação, na verdade, é o instrumento de tomada de consciência de conquistas, dificuldades e possibilidades da criança para reorganização na tarefa de aprender e, assim, assegurar seu crescimento na aprendizagem. Para a Escola, possibilita definir prioridades e localizar necessidades. Neste processo é levado em conta o que o aluno sabe, como ele utiliza e mostra este saber, e o que precisa aprender. Para isso é observada a sua postura em sala de aula: a participação, o compromisso e o interesse. Quanto às apostilas e folhas de registro: organização, cuidado, anotações, comprometimento com  as suas tarefas e se as executa com qualidade. As avaliações são entregues aos pais em reuniões coletivas. Nossa avaliação é consolidada em relatórios bimestrais de grupo e individuais que descrevem os conteúdos trabalhados, as aprendizagens e os desafios lançados.

TRANSPORTE

Com muito carinho e cuidado nossas crianças são transportadas pelo próprio Mantenedor da Escola, caso os pais necessitem desse serviço  para seus filhos, o mesmo é feito pelo próprio  mantenedor. Nosso veículo é vistoriado e de acordo com as normas exigidas pelo DETRAN/SPTRANS. Pedimos, portanto, tolerância com possíveis atrasos (trânsito ou qualquer outra ocorrência), pois primamos pela segurança e conforto de seus filhos. Quanto às crianças maiores, é interessante sempre convidá-las a ir ao banheiro antes da chegada do transporte. É preferível que os usuários do transporte esperem e tenham a certeza que seus filhos estão em segurança do que o transporte esperá-los – com outras crianças – ficando à mercê dos perigos que hoje assolam nossa cidade.

** Pedimos avisar com antecedência quando a criança não for utilizar o transporte.

*DICA: Optar pelo transporte é contribuir com a diminuição da poluição, de congestionamentos e assim valorizar o seu tempo!

 AGENDA ESCOLAR

Visando facilitar a comunicação entre família e Escola a agenda, além de informá-los diariamente sobre todas as atividades realizadas e ocorrências é essencial para o acompanhamento efetivo dos pais e/ou responsáveis no que diz respeito a: olhar diariamente a Agenda Escolar; assinar recados enviados pela mesma e respondê-los dentro do prazo quando solicitado (autorização de passseios, ingredientes para culinária, lanche comunitário, etc.); comparecer às reuniões quando convocados. A fim de prevenir transtornos, pedimos que enviem sempre os recados para a professora/direção via agenda, evitando assim recados por telefone, no portão ou no transporte, principalmente sobre medicações.  Os dados da agenda devem estar sempre atualizados (telefones, endereço), principalmente os nomes dos responsáveis autorizados a retirar a criança (a Escola não entregará a criança para pessoas não autorizadas previamente, não adianta insistir). Uma boa comunicação entre pais e Escola é fundamental.

ANIVERSÁRIOS

Os aniversários podem ser comemorados na Escola no horário do lanche,  porém desde que agendados antecipadamente para que não comprometa nossa rotina.  Pode ser feito para toda a escola ou apenas para a sala. Para a festa sugerimos que tragam refrigerante e/ou suco, um bolo, pratos de salgado e doce prontos para servir, além dos descartáveis e até meia hora antes do lanche. Tudo de acordo com o número de alunos da classe ou do período. Lembrancinhas são opcionais. Podem ser enviados convites para distribuição com antecedência.

 UNIFORME

Os uniformes poderão ser adquiridos na Escola. Os alunos devem vir à escola com o uniforme completo e os mesmos devem ser marcados com o nome da criança. Para passeios e estudo do meio pedimos que os alunos venham devidamente uniformizados.

BRINQUEDOS

Respeitar o  dia estipulado para trazer brinquedos, geralmente às sextas-feiras e evite que seu filho(a) traga  brinquedos preciosos e caros,  pois o objetivo dessa atividade é a troca entre as crianças e quando manuseados  poderão sofrer algum dano frustrando caso o brinquedo se quebre. A Escola não  se responsabiliza por brinquedos ou objetos de valor. 

SAÚDE

Manter a saúde dentro das escolas não é tarefa fácil. Além das doenças terem seu período de encubação, onde se transmitem sem que ninguém saiba, é muito difícil criar a consciência de que crianças doentes devem ficar em casa até se restabelecerem, para não contagiar seus colegas de turma. Caso a criança tenha que tomar algum remédio, mandar por escrito, na agenda, o horário e a dosagem. Especial atenção para os casos de crianças com febres altas, conjuntivite, piolho**, diarréia e vômitos que são consideradas adoentadas e não poderão freqüentar a escola, como também, crianças portadoras de moléstia infecto-contagiosas (sarampo, rubéola, caxumba, escarlatina, hepatite, varicela, catapora, coqueluche e outras). O atestado se faz obrigatório para o retorno da criança. A Escola possui Novalgina e Tylenol, somente para os casos de febres inesperadas, caso contrário, os pais deverão enviar o medicamento na mochila. Criança com febre necessita de cuidados especiais e descanso e a Escola não é o local adequado. Os pequenos ferimentos serão sempre lavados com água e sabão neutro e as batidas ou contusões receberão compressas geladas, inicialmente. Em caso de acidentes, quando houver necessidade de atendimento de emergência, a primeira providência a ser tomada pela Escola, será entrar em contato com os pais. Se isso não for possível, levaremos a criança para o pronto-socorro indicado na Ficha do Aluno, ou para hospitais próximos da Escola.

** O piolho já foi uma doença típica dos meses quentes. Hoje, o parasita está mais abusado e ataca as cabeças dos adultos e, principalmente, das crianças em qualquer época do ano. Assim nós, pais e professores já nos acostumamos: precisamos estar constantemente de olho no cabelo dos filhos e dos alunos. Houve épocas em que o preconceito era muito grande porque a doença estava associada à sujeira. Ainda há pessoas que ficam com vergonha por isso evitamos a exposição, pois “eles” não atacam somente os carentes, todo mundo está sujeito. Piolho faz parte da infância; as crianças são as maiores vítimas porque têm contato uma com a outra. O procedimento da escola é vistoriar periodicamente a cabecinha das crianças, pois sabemos que nessa época do ano(mais quente), principalmente lêndeas e piolhos aparecem. É preciso tratar para que não haja infestação e a postura da escola é que a criança permaneça afastada por três (03) dias para o tratamento adequado.

REMÉDIO

No caso da criança estar tomando medicamento, comunique à professora pela agenda e envie o frasco do remédio com o nome completo, horário e dosagem que deverá ser ministrado. Se o frasco for de vidro por favor, embale-o bem para evitar que quebre enquanto a criança manuseia a mochila.

ALIMENTAÇÃO

Nos horários das refeições, tanto como do lanche primamos pelo ritual de compartilhar, de comer junto, apreciar o alimento, aprender sobre eles. Nosso cardápio é balanceado contendo as calorias e proteínas necessárias adequadas às necessidades diárias. Constam do cardápio cereais, verduras, legumes, frutas, carnes, ovos, sendo que os alimentos de origem vegetal são orgânicos, trazidos da chácara de propriedade do mantenedor, como por exemplo: alface, escarola, cheiro verde, beterraba, cenoura, mandioca, maracujá, goiaba, mamão, acerola, pitanga, inhame, couve, limão, laranja, banana, amora, ovos, etc. Quanto ao leite, cada criança deverá trazer o leite que costuma tomar.

O lanche é um complemento nutricional, portanto, um aporte de calorias suficiente para dar mais energia às crianças e não, uma refeição. Ele é composto por sucos, frutas, pão francês ou pão de forma e bisnaguinha com frios, manteiga ou requeijão, tortas, bolo, pipoca, biscoito de polvilho, bolachas de sal e de maizena com geléia ou requeijão, gelatina e culinária feita pelas crianças.

Nosso trabalho é de estímulo para que as crianças conheçam, experimentem e comam diferentes tipos de alimentos, tais como verduras, legumes e frutas.